sexta-feira, 3 de abril de 2009

Barack Obama pode perdoar 1º negro a vencer mundial de boxe.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3678584-EI8141,00-Obama+pode+perdoar+negro+a+vencer+mundial+de+boxe.html

O senador John McCain encabeça uma lista de políticos que apresentaram uma moção ao presidente Barack Obama solicitando um pedido de perdão póstumo ao ex-lutador de boxe Jack Johnson, primeiro negro a vencer o campeonato mundial na categoria peso pesado, acusado de transportar prostitutas.

McCain, que perdeu as eleições presidenciais no ano passado para Obama, introduziu uma resolução junto ao representante Peter King em busca do perdão presidencial póstumo para o boxeador, que escandalizou a sociedade americana no início dos anos 1900.

"Queremos reverter esta injustiça", disse McCain. "Necessitamos apagar este ato de racismo que mandou um cidadão americano para a prisão com acusações falsas", completou. John Arthur Johnson era campeão mundial dos pesos pesados em 1913 quando se tornou a primeira pessoa punida por violar a lei Mann, que proibia o transporte de mulheres de um Estado para outro para propósitos "imorais".

A lei, proclamada para combater a escravidão e a prostituição, foi usada contra Johnson para puni-lo por suas relações amorosas com mulheres brancas. De seus quatro casamentos, três foram com mulheres brancas.

Petições similares, em 2004 e 2008, foram indeferidas pelo presidente George W. Bush, mas McCain acredita que o ex-boxeador receberá um tratamento justo de Obama, primeiro negro a chegar à presidência dos Estados Unidos. "Tenho confiança de que este presidente ficará mais feliz de firmar a resolução de perdão para Jack Johnson", disse o republicano.

Com informações da agência AFP

Redação Terra

Nenhum comentário: